Estruturando a web com HTML Aprendendo desenvolvimento web MDN

A estrutura básica de uma página curso de teste de software pode ser vista na Listagem 1, na qual podemos ver as principais tags que são necessárias para que o documento seja corretamente interpretado pelos browsers. Na sua versão mais recente, o HTML5, é possível criar marcadores personalizados com JavaScript, linguagem de programação diretamente compatível com o HTML. Cada tag pode ter uma função específica utilizando uma API (Interface de programação de aplicações) diferente, assim como seus nomes e estilos.

Links são normalmente utilizados para direcionar o usuário para outras páginas, ou para outras partes da mesma página. Nos dois casos, utilizamos a tag a, que possui o atributo href no qual indicamos o destino daquele link. Conforme explicado anteriormente, este documento consiste em uma série de tags. As tags são códigos que definem toda a estrutura da página, tais como o seu tamanho, a fonte da letra, as cores, as quebras de linha e etc. A maioria dos elementos do documento HTML são compostos por uma estrutura de abertura e uma de fachamento, como  e . Há também tags de estrutura única, como a  tag que realiza uma quebra de linha.

HTML básico

No inicio da web, era comum encontrar sites apenas contendo textos e imagens simples, com estrutura básica e sem estilizações. Porém, nos dias atuais, muito dificilmente você encontrará sites que possuam apenas elementos HTML. As divs são normalmente utilizados para representarem containers para outros elementos, agrupando-os visualmente dentro de um bloco que pode conter dimensões e posição definidas. Por padrão, uma div não possui aparência características visuais definidas, isso precisa ser feito via CSS ao atribuir bordas, cores etc. HTML (Linguagem de Marcação de Hipertexto) é o código que você usa para estruturar uma página web e seu conteúdo.

  • As tags div e span são duas das mais utilizadas no HTML, com objetivos distintos, porém com grande importância para a composição do layout das páginas e formatação do texto.
  • Caso você cometa um erro, você poderá desfazê-lo usando o botão Reset ar.
  • Representar dados tabulares em uma página da web de maneira compreensível e acessível pode ser um desafio.
  • Em sua carreira, dedica-se ao empreendedorismo, além de atuar como Desenvolvedor Fullstack e redator técnico.
  • Para testar esse código, basta copiá-lo para o espaço indicado na Linha 8 da Listagem 1 e salvar o documento com a extensão .html.

Sua proposta é incorporar uma imagem na página HTML no lugar que o código aparece. Atributos contém informação extra sobre o elemento que você não quer que apareça no conteúdo real. O atributo class permite que você forneça ao elemento um identificador que possa ser usado posteriormente para aplicar ao elemento informações de estilo e outras coisas. Você deve ver um link que, quando passa o mouse sobre ele, exibe o valor do atributo title e, quando clicado, navega para o endereço da web no atributo href. Lembre-se de que você precisa incluir um espaço entre o nome do elemento e cada atributo.

– Versão 4.0.1

Um exemplo, é o atributo href que pode ser usado com o elemento a, com o link mas que não pode ser usado com o elemento meta. Isso quer dizer que devemos saber exatamente quais os atributos e valores possíveis para cada elemento. Isso é necessário porque os marcadores servem para definir a formatação de uma porção do documento, e assim marcamos onde começa e termina o conteúdo que receberá a formatação ou marcação necessária, específica. Alguns elementos são chamados “vazios”, pois não marcam uma região de texto, apenas inserem algum elemento no documento. As primeiras versões do HTML foram definidas com regras sintáticas flexíveis, o que ajudou aqueles sem familiaridade com a publicação na Web.

Elementos span, por padrão, também não possuem nenhuma característica visual definida, isso precisa ser feito via CSS para destacar ou aplicar uma formatação especial para um certo trecho do texto. No primeiro, a tag não conta com nenhum atributo adicional; no segundo, adicionamos a ela uma aparência diferenciada via CSS. A inserção de imagens em uma página HTML pode ser feita por meio da tag img, que recebe no atributo src o endereço do arquivo a ser carregado. Além desse, outros dois atributos importantes são o alt, que indica um texto alternativo que será exibido caso o arquivo não possa ser carregado, e title, que indica o texto que aparecerá como tooltip ao passar o mouse sobre a figura. Para desenvolver páginas com HTML basicamente precisamos de um editor de texto, como o Bloco de Notas do Windows, Nano e Emacs no Linux, entre vários outros.

Aprendizado ativo: criando seu primeiro elemento HTML

Neste artigo, você vai conhecer o que é o https://mundo-nipo.com/tecnologia-e-ciencia/29/02/2024/teste-de-software-como-se-tornar-um-analista-de-qa/, para que serve e como utilizá-lo. Este tópico contém os seguintes módulos, em uma ordem sugerida para trabalhar com eles. Recomenda-se que você complete o módulo Introdução à Web antes de tentar este tópico, mas isto não é absolutamente necessário; muito do que é abordado no artigo HTML básico é também abordado no nosso módulo Introdução ao HTML, embora com muito mais detalhes. O resultado pode ser visto na Figura 13 e, como esperado, no primeiro caso não conseguimos perceber nenhuma diferença visual devido ao uso do span. Dessa vez, os arquivos serão buscados na ordem em que aparecem na lista.